Filmes

Palestras e Documentários

Essa página é destinada aos documentários indicados para que você conheça a verdade por trás da exploração animal, na área da alimentação, do entretenimento e da ciência.

“O ser humano tem feito na Terra um inferno para os animais” 
 Arthur Schopenhauer
Terráqueos (2005)
Sem dúvida, qualquer pessoa deve assistir o documentário Terráqueos. Ele não fala apenas da parte da alimentação e dos abatedouros, mas sim do massacre dos animais em nome da diversão, dos cosméticos, das roupas e da ciência. O documentário é narrado pelo ator estadunidense Joaquin Phoenix, vegano e adepto da causa animal.
A Carne é Fraca (2005)
Documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa, que demonstra como o hábito de comer carne prejudica o meio ambiente, a saúde humana e a dura realidade dos abatedouros.

Não Matarás – os animais e os homens nos bastidores da ciência (2006)
Mais um documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa. Nele você irá conhecer como os animais são mortos nas redes de ensino e nos laboratórios científicos, muitas vezes, inutilmente. É um documentário que todo cientista, estudante universitário e adeptos da causa animal têm o dever de assisti-lo.
A Engrenagem (2012)
Curta-metragem sem apelos ou imagens chocantes, que explica de que forma a pecuária afeta o meio ambiente, demonstrando que a alimentação de carne é um assunto complexo, para além do vegetarianismo.
Meat The Truth (2008)
Meat The Truth demonstra como a pecuária é a maior responsável, atualmente, pelo desmatamento, pela poluição e aquecimento global. Não comer carne é um benefício para a própria natureza e para o planeta como um todo.
A Enseada (2009)
Este é um dos documentários mais chocantes que você irá ver na sua vida. No sul do Japão, todos os anos, golfinhos são massacrados, mortos ou capturados para uma vida inteira de cativeiro, em parques aquáticos. No país algumas pessoas se alimentam de golfinhos. Infelizmente, o massacre continua, pois na tentativa de tentar impedi-lo, ativistas podem ser presos pelo governo japonês. O que precisamos é chamar a atenção das autoridades, para que a morte dos golfinhos acabe de uma vez por todas.
Blackfish (2013)
Blackfish é um documentário recente que revela a realidade das orcas, que vivem em cativeiro, para o entretenimento. O filme é um conjunto de entrevistas com ex-treinadores do maior parque aquático do mundo, o SeaWorld, em Orlando, nos Estados Unidos. Tilikum, a primeira orca do parque, foi capturado em ambiente natural e já matou três pessoas em cativeiro. Apesar do SeaWorld negar todas as acusações do filme, vários artistas e patrocinadores não querem mais seus nomes associados aos maus tratos realizados no parque.
As orcas nadam cerca de 160 quilômetros por dia. Com certeza SeaWorld jamais poderá reproduzir o oceano. Os diretores do parque alegam que eles têm o objetivo principal de proteger a vida marinha. Todavia, sabe qual o posicionamento do parque em relação ao massacre dos golfinhos? Nenhum. Silêncio absoluto.
Compaixão (2010)
Esse curta-metragem reúnes palestras dadas por dois ativistas australianos da causa animal, que revelam como o ser humano vem agindo como um psicopata com os animais, demonstrando a verdadeira face do especismo.
Conheça a Sua Carne (2002)
Este é um documentário produzido pelo PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que mostra a realidade das fazendas industriais no tratamento animal.
Paredes de Vidro (2011)
Curta narrado por Paul McCartney que expõe não somente a indústria da carne, mas dos ovos e dos leites. Ele foi feito também pelo PETA.
101 razões para ser vegano (2012)
Palestra com o educador James Wildman da Fundação de Direitos Animais da Flórida, sobre os benefícios para a saúde do veganismo e suas implicações éticas com as outras espécies.
Da Fazenda Ao Frigorífico (2014)
Curta produzido pela ONG Mercy For Animals que revela os bastidores dos matadouros e das fazendas industriais.
Guerreiro Moderno – Damien Mander no TEDxSydney (2013)
Palestra com ex mergulhador e atirador de elite da Marinha Australiana, Damien Mander, contando como veio a se tornar um ativista ambiental.
Philip Wollen: Em nome daqueles que não têm voz
Philip Wollen, vegano e ativista, faz um apelo mobilizador para que os animais parem de ser tratados como meros ingredientes.
A mentalidade da carne | Melanie Joy | TEDx
Nessa palestra, a psicóloga e socióloga Melanie Joy, autora do livro “Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas” (Editora Cultrix), explica quais fatores psicológicos e sociais sustentam o consumo de carne e derivados de animais.
Os animais como sujeitos de direito | Lesli Bisgould | TEDx
Nessa palestra, a advogada Lesli Bisgould discute a relação que os humanos possuem com os animais, explicando o porquê as outras espécies devem ser sujeitos de direito, ou seja, precisam ser incluídas na comunidade moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário